domingo, 23 de outubro de 2011

O rapto de Perséfone

Um dia, quando Perséfone ainda era uma donzela, Hades raptou para o submundo. Demeter, ouvindo os gritos de sua filha, procurou, mas não conseguiu encontrá-la em qualquer lugar. Finalmente, no conselho de Hecate , ela consultou Helios - um deus do sol que viu todas as coisas. Disse-lhe que com a permissão de Zeus, Hades tinha tomado Perséfone, a fim de torná-la sua esposa.
Demeter Zeus se aproximou e pediu para o retorno de Perséfone, mas sem sucesso. Em desespero de Deméter deixou Olympus e sob o disfarce de uma velha vaguearam a terra. Eventualmente, ela se retirou para seu templo em Eleusis e preparado para se vingar dos deuses e da humanidade, impedindo qualquer cultura a crescer por um ano.
Desta forma, Zeus teve que ouvir suas demandas. Ele enviou Iris e as Moiras para pleitear com ela, mas Deméter não admitiria. Finalmente Zeus foi forçado a ceder, e enviou Hermes para o reino de Hades, onde obteve a promessa de que Hade Perséfone seria devolvido. Este Hades concordou, mas antes de sair ele deu-lhe uma romã para comer. Este era o símbolo de seu casamento e obrigado-a a ele.
Perséfone voltou para sua mãe, que ao descobrir que Perséfone tinha comido no submundo, sabia que ela teria que retornar ao Hades. Ela mais uma vez ameaçou impedir culturas de crescer em este fosse o caso. Rhea ( Cibele ) sugeriu um compromisso - que Perséfone passaria dois terços do ano com sua mãe, ea parte restante com o marido no submundo. Este concordou em Demeter ea fertilidade foi restaurada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário